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Brunise

Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade

A Brunise, alinhada às tendências mundiais das melhores práticas de TI, às necessidades do mercado e capacitação de profissionais, traz com exclusividade o treinamento “Formação de Implementadores em Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade”.

A Série de Treinamentos para a Formação de Implementadores é um produto exclusivo de propriedade da Brunise e foi criado pela necessidade do mercado em capacitar profissionais para implementar programas ou projetos para a adoção de processos de Gerenciamento de Serviços ITIL® nas empresas.

Objetivo

Capacitar os profissionais na implementação prática de programas e projetos relacionados aos processos de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade com base nas melhores práticas da biblioteca ITIL®, voltado ao Gerenciamento de Serviços nas empresas.

Escopo

  • Gerenciamento de demanda das áreas de Negócios, Capacidade dos Serviços e Componentes de Infra-estrutura de TI;
  • Gerenciamento da disponibilidade de Serviços e seus componentes.

Foco do curso

  • Disponibilidade é o centro da percepção do cliente em relação à qualidade do serviço e, consequentemente, gerenciá-la é fundamental para a melhoria da satisfação do cliente em relação à utilização e garantia dos serviços fornecidos;
  • Capacidade está diretamente relacionada ao correto dimensionamento dos recursos de TI para atender as demandas das áreas de negócio, o resultado do gerenciamento da capacidade é a otimização de recursos, com a consequente redução de custos para a infraestrutura e melhor alocação dos investimentos em TI.

Público–alvo

  • Diretores, Gerentes, Coordenadores e Supervisores que atuam em Organizações de TI;
  • Provedores de Serviços de TI;
  • Profissionais que atuam com Governança de TI;
  • Profissionais que atuam no dimensionamento e correlação de Monitoração de Capacidade e Disponibilidade dos Serviços de TI;
  • Profissionais que trabalham na elaboração de Planos de Capacidade e Orçamento de TI;
  • Profissionais envolvidos nas atividades de gerenciamento de capacidade e disponibilidade de serviços de TI;
  • Profissionais que atuam no Planejamento, Projeto e Implantação de infraestrutura de TI;
  • Profissionais envolvidos na Arquitetura de Sistemas de TI.

Metodologia do treinamento

Por meio de uma combinação entre os fundamentos do ITIL® e nossa metodologia de implementação, o participante estará apto a documentar todo o processo, iniciando pelas Políticas, passando pela Modelagem dos objetos que suportam o processo, definindo as Atividades, desenhando o Fluxo do processo, detalhando as Instruções de Trabalho e elaborando a Matriz de Papéis e Responsabilidades dos agentes e Gestores envolvidos no Processo.
A medida que o instrutor aprofunda o conhecimento sobre o processo e seu inter-relacionamento com as demais disciplinas, são criadas atividades e exercícios que colocam na prática “o como fazer” a implementação. 

Haverá prova de avaliação para certificação em “Implementador de Processos ITIL® (valor já incluso no treinamento).
Obterá certificado somente os profissionais que demonstrarem o conhecimento na Implementação do Processo e 100% de participação na carga horária prevista.

Programação

 I. Por que Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade;

II. Objetivo e Meta do Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade;

III. Escopo de atuação do Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade;

IV. O Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade:
- Gerenciamento de Capacidade do Negócio e Disponibilidade,
- Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade dos Serviços,
- Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade dos Recursos;

V. Atividades detalhadas do Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade:
- Mapeamento dos Indicadores,
- Monitoração,
- Análise,
- Ajustes,
- Implementação,
- Influenciar demanda a curto e longo prazo,
- Dimensionamento de Aplicação,
- Modelagem,
- Planejamento de Capacidade e Disponibilidade;

VI. Papéis e Responsabilidades dos agentes do Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade;

VII. Papéis e Responsabilidades do Gestor de Capacidade e Disponibilidade;

VIII. Relacionamento do Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade com:
- Gerenciamento de Nível de Serviços,
- Gerenciamento de Disponibilidade,
- Gerenciamento Financeiro,
- Gerenciamento de Continuidade dos Serviços de TIC,
- Gerenciamento de Configuração,
- Gerenciamento de Mudanças,
- Gerenciamento de Incidentes,
- Gerenciamento de Problemas,
- Gerenciamento de Liberações,
- Gerenciamento de Segurança,
- Gerenciamento de Aplicação;

IX. Negociando Acordo de Nível Operacional (ANO) de Capacidade e Disponibilidade e Desempenho:
- Como calcular o desempenho dos itens de configuração envolvidos para viabilizar o Acordo de Nível de Serviço,
- Como dimensionar a capacidade dos itens de configuração envolvidos para viabilizar o Acordo de Nível de Serviço;

X. Monitoração preventiva de ANS de Capacidade e Disponibilidade em tempo real:
- Integração com Central de Comando (Command Center);

XI. Atividades reativas e pró-ativas:
- Criando ações de contornos e soluções definitivas para incidentes de capacidade e desempenho,
- Realizando ajustes preventivos para evitar a ocorrência de incidentes de capacidade e desempenho;

XII. Diferença e Complementaridade entre Capacidade, Desempenho e Disponibilidade;
XIII. Envolvimento para viabilizar Novas Tecnologias;

XIV. Produzindo e controlando o Planejamento de Capacidade e Disponibilidade;

XV. Mapeamento, Modelagem e Desenho dos sub-processos, atividades e sub-atividades do Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade;

XVI. Conceitos e Terminologias envolvidas no Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade;

XVII. Recomendações sobre o Skill (perfil) dos profissionais do Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade – competências e qualificações;

XVIII. Recomendações sobre as características das ferramentas requeridas pelo Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade;

IXX. Integração do Banco de Dados de Capacidade (BDC) com o Banco de Dados do Gerenciamento de Configuração (BDGC);

XX. Níveis de Maturidade do Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade;

XXI. Contratando e Gerenciando Capacidade e Desempenho de Terceiros:
- Contrato de Apoio para viabilizar acordos de nível de serviço de Capacidade e Desempenho,

XXII. Definindo Plano de Gestão para o Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade:
 - Fatores Críticos de Sucesso,
- Indicadores de Objetivos Chave,
- Indicadores Chave de Desempenho,
- Métricas,

Este valor inclui coffee break, material didático e exame

In company:
A Brunise realiza este treinamento para grupos fechados de acordo com a necessidade de sua empresa. Caso seja seu interesse, solicite uma proposta para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , especificando o número de participantes e o local de realização do treinamento. Se preferir, entre em contato pelo telefone (11) 3877-0624.

*Treinamento confirmado mediante quorum mínimo de 06 participantes*

 

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